Trigo se consolida como um dos maiores gestores de Food Service do Brasil

TRIGO SE CONSOLIDA COMO UM DOS MAIORES GESTORES DE FOOD SERVICE DO BRASIL

O Grupo TRIGO chega à maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo 2013, em fase promissora e comemorando bons resultados de suas três marcas: Spoleto, Domino’s Pizza e Koni. Ao apresentar uma meta de crescimento acelerado, com 50% de crescimento no ebtida para 2013, uma meta ousada de mil lojas “felizes” até 2017 e uma assinatura “pela democratização da culinária”, a holding se consagra como um dos grandes gestores de food sevice do país.

 Atualmente conta com mais de 420 restaurantes no Brasil e no exterior (37 próprias e o restante franquias) e pretende inaugurar nesse ano 103 novos pontos para as três marcas, ultrapassando 520 lojas. A projeção do sistema Trigo é alcançar o faturamento de R$ 665 milhões, o que equivale ao crescimento de 23,5% em relação a 2012.

Quando dizemos que a nossa meta são mil lojas felizes, queremos dizer que esta expansão tem que ser calcada na busca de novos franqueados que se identifiquem com nossos valores e no desenvolvimento dos que já pertencem ao Grupo, abrindo mais unidades, sem perder o nosso maior patrimônio. Nossa cultura é focar nas pessoas, em nossas equipes e nos nossos clientes. Buscamos sempre aumentar a margem dos franqueados através de investimentos em treinamentos, tecnologia e gestão, mesmo sabendo que o mercado será cada vez mais competitivo – declara o sócio-fundador e vice-presidente do Grupo Trigo Eduardo Ourivio.

Para atestar tal posicionamento, o consultor Edmour Saiani, grande conhecedor do mercado de varejo, afirma: “o Grupo Trigo é a única franqueadora do Brasil que tem projeto de construção de cultura e gestão de atendimento. Os franqueadores têm vocação de relacionamento sem igual. Quem convive com eles sabe, sente e admira como conseguem manter a rede crescendo  ainda com muita proximidade dos franqueados. Tenho certeza de que quem escolher as marcas do Trigo para investir sua vida terá a vida dos franqueadores se dedicando ao seu sucesso e realização”.

 

SPOLETO APRESENTA ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE SUPORTE ÀS FRANQUIAS

Há 15 anos no segmento de franquias de alimentação, o Spoleto, maior empresa do sistema Trigo, tornou-se um case de sucesso. Mais do que ter implantado um modelo de negócio inovador e promissor, a rede é apontada por oferecer suporte e apoio de qualidade aos franqueados. É essa a proposta do Spoleto para a feira: apresentar estratégias e ferramentas da franqueadora para obter excelência de atendimento e de gestão e se diferenciar no mercado brasileiro e internacional.

A rede oferece um trabalho de consultoria personalizado, amplo e exclusivo, com cerca de seis plataformas diferentes. São programas e avaliações de gestão e de resultados sempre com foco em melhorar e ampliar a performance de suas 275 franquias.

Todo o trabalho é feito em parceria com o franqueado e até mesmo a decisão de investimento do fundo de marketing local é definida em conjunto com o comitê de franqueados de cada região. As ações locais de ponto de venda também são criadas a partir de uma troca intensa de dados e táticas com os franqueados de cada loja.

O projeto mais novo, inédito no varejo de alimentação, é o GAS (Gestão de Atendimento e Serviço). O objetivo é reforçar a cultura de atendimento e serviços e implementar um programa de gestão que vai do presidente ao atendente. “Queremos elevar o Spoleto ao nível de referência em atendimento no mercado em que atua”, explica o diretor de franquia e marketing da rede Antonio Moreira Leite. O executivo complementa que ainda em 2013 será criada uma loja-escola dentro do próprio escritório a fim de acompanhar mais de perto todo o treinamento e suporte dados às franquias.

Líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, o Spoleto possui atualmente 308 restaurantes em operação (15 próprios). São 288 no Brasil (menos em Sergipe, Mato Grosso e Piauí) e 20 no exterior – 16 no México, 2 na Espanha e 2 na Costa Rica.  A maior concentração de lojas brasileiras está em São Paulo (109) e no Rio de Janeiro (68).

  • Um pouco mais sobre projetos/ferramentas de destaque

GAS (Gestão de Atendimento e Serviço)

Implantado em 2012 como “piloto” em 30 lojas do Rio de Janeiro e de São Paulo (15 em cada estado), a partir de junho terá abrangência nacional, nas 288 unidades (franquias e próprias) da marca espalhadas pelo país. O GAS busca na prática elevar o nível de serviço e atendimento em todo o sistema Trigo. A implementação desse projeto se dá através do programa Multiplicador, apoiado por um sistema de atividades e acompanhamento online.  O Spoleto e o franqueado identificam uma liderança em cada unidade, que é treinada em cada fase do programa de Multiplicadores para transferir os ensinamentos/treinamentos aos demais funcionários de cada loja.

O projeto é desenvolvido em oito módulos. O funcionário “multiplicador” é treinado por um consultor da rede e todos são avaliados periodicamente ao final de cada etapa. Caso não seja aprovado, é necessário refazer o módulo. Durante todo o ano de 2013 serão apresentadas práticas, dicas e orientações com o objetivo de melhorar o atendimento e padronizá-lo em toda a rede.

O sucesso do bom atendimento está no compartilhamento de nossa cultura de atendimento e missão em cada elo do sistema de franquias. É através de nossas crenças e valores e de um treinamento estruturado aos membros das equipes que conseguimos estimular nos clientes a vontade de voltar e permanecer fiel à marca. Acreditamos fielmente que o jogo nunca está ganho e estamos sempre abertos a ouvir e implementar melhorias vindas dos clientes, funcionários e parceiros. Esse é o jeito Spoleto de Ser – conclui Moreira Leite.

SQUADRA

É um programa de excelência que avalia e premia as cinco melhores unidades / franqueados que apresentaram alta performance qualitativas e quantitativas durante o ano. Os vencedores são selecionados de acordo com análises de controles (como turn over de funcionários, custos e vendas) e do acompanhamento dos resultados, do engajamento do franqueado com todas as atividades da rede e de sua liderança com a equipe de sua unidade, apresentação das lojas, ausência de reclamações no SAC e alcance de metas de crescimento, entre outros critérios.

O prêmio é uma viagem gourmet e cultural à Itália com direito a acompanhante, durante oito dias. Em 2012, a primeira foi realizada com a participação do vice-presidente do Grupo Trigo Eduardo Ourivio e do sócio e chef da rede Spoleto Gianni Carboni. A próxima viagem será em setembro começando por Veneza e contemplará visitas à cidade de Spoleto (região de Umbria), à fábrica da Pasta Zara (fornecedora da rede) e a outros parceiros como produtores de queijos parmeggiano reggiano, prosciutto di parma (presunto de parma), arroz arbóreo, vinhos, azeites etc. O objetivo é levar os franqueados para “beber na fonte” da culinária italiana.

 

CLIENTE OCULTO

Para ajudar a rede a enxergar 100% com os olhos dos clientes e contando com a ajuda de uma empresa especializada, é feito um checklist de avaliação e um profissional se passa por cliente oculto. A finalidade é entender onde e quais pontos de atendimento, serviço, padrões de operação e produtos podem ser aperfeiçoados.  E principalmente reconhecer aquelas equipes que estão tendo uma performance positiva e padronizada sob o olhar do cliente. Esse projeto também é uma forma do Spoleto mensurar o resultado do projeto GAS e mapear a aderência ao projeto em toda a rede.

 

DOMINO´S LANÇA O “TEATRO DA PIZZA” NA ABF 2013

Comemorando o recorde histórico de vendas no primeiro trimestre de 2013 – 20% de aumento sobre o mesmo período de 2012, considerando a mesma base de lojas – a Domino´s Pizza chega à ABF no melhor momento de sua história no Brasil. E lança na maior feira de franquias do mundo o novo conceito mundial de suas lojas, o “Pizza Theatre” (Teatro da Pizza).

Nesse novo formato, o cliente passa a interagir com a marca acompanhando todo o processo de confecção da pizza dentro da loja: abertura da massa, seleção dos ingredientes e saída do forno. Isso será possível graças ao novo lay out das unidades, que prevê um balcão de vidro onde acontece o “Teatro da Pizza”.

“Nosso objetivo é trazer o cliente para dentro de nossas lojas e sermos transparentes, mostrando toda a qualidade e frescor das pizzas”, informa o diretor geral da Domino´s Brasil Henrique Pamplona.

No Brasil, o novo modelo chegou em maio com a reforma da loja de rua do Leblon, uma das primeiras da franquia e localizada em área nobre do Rio de Janeiro. A nova loja, com 150m2 de área total, terá 50 lugares dispostos em 60 metros quadrados só de salão. Essa transformação acontecerá nos próximos anos na maioria das unidades da marca espalhadas pelo mundo. Hoje a rede conta com 10.255 lojas – entre próprias e franquias – distribuídas em 71 países.

A Domino´s Pizza foi fundada em 1960 na cidade de Ann Arbor (Michigan, EUA) por dois irmãos. Hoje a empresa tem seu capital aberto com ações negociadas na bolsa de valores de Nova Iorque e pertence ao grupo Bain Capital Inc.

A rede brasileira, desde 2004 sob a gestão do GRUPO TRIGO (Spoleto, Domino´s e Koni), está com 65 unidades e projeta mais 25 pontos de venda até o final de 2013. Em 2012 a expansão chegou a várias capitais do Norte e Nordeste com sucesso. Atualmente a Domino’s Pizza busca franqueados para Salvador, Aracaju e Maceió, as únicas capitais da região onde ainda não está presente e interior das regiões Norte e Nordeste (Petrolina/PE, Juazeiro/CE e Caruaru/PE entre outros). Outras regiões de interesse são interior de São Paulo, Zona Norte e Oeste do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e interior do Rio de Janeiro. Também busca crescer em Minas Gerais e Distrito Federal.  Até 2016, a previsão é que 175 lojas estejam operando em todo o país.

MODELO PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

No final de 2012 a Domino’s abriu as primeiras franquias deste modelo com grande expectativa: na expansão do Nova América Shopping, em Del Castilho, e no Plaza Niterói Shopping. Essas unidades vendem pizzas nos tamanhos ‘grande’, em fatias (1/4) e brotinho. É possível encontrar por lá produtos novos, como salada e petit gateau. Além disso, itens para grab and go, como dois tipos de sanduíches, bebidas, brownie, cheesecake e bolo de chocolate.

Para abrir uma franquia no modelo praça de alimentação o candidato deve prever um investimento inicial de R$ 450 mil, cerca de 20% a menos do que numa franquia de rua. Segundo o diretor geral da Domino´s no Brasil Henrique Pamplona o mercado de shopping centers no país é muito promissor: “Com esse novo modelo podemos atender bem uma família, com as pizzas grandes, e quem procura uma refeição individual rápida, com salada, sanduíches e as pizzas em fatias”, avalia. Ele espera abrir mais seis unidades neste formato até 2014.

 

KONI EXPANDE ACELERADAMENTE EM SHOPPINGS COM NOVO MODELO DE NEGÓCIO

Grande aposta do Grupo Trigo para o japa fast foodKoni durante a ABF é o modelo voltado para as praças de alimentação de shopping centers. Hoje com mais de 60 unidades (entre abertas e assinadas) no Brasil, a rede de culinária japonesa quer se fortalecer no cenário nacional através desse novo projeto, cujo principal objetivo é levar facilidade e eficiência ao atendimento e ao público consumidor.

O estabelecimento é menor em relação às lojas tradicionais da rede e o atendimento segue o padrão express: o cliente faz o pedido diretamente no caixa, acompanha o preparo do prato e utiliza as mesas da praça de alimentação. O menu conta com opções de Sashimis, Rolls, Yakisobas e os famosos Konis (temakis), além de uma linha premium assinada pelo chef Adriano Kanashiro. A finalidade é oferecer variedades no cardápio para os clientes que buscam por uma refeição de qualidade e com rapidez. >

O investimento inicial para obter uma franquia Koni de shopping center é de R$ 385 mil (sem taxa) para uma loja de 30m2. A projeção da rede japonesa é abrir 25 lojas com esse modelo até o final de 2013 e fechar o ano com 72 unidades em operação e mais 15 assinadas, fechando o ano com um total de 87 (entre abertas e pontos assinados).

Em tempo: comparativo ABF 2012 – 2013: o Koni duplicou o número de lojas no país em um ano. Em junho de 2012, período de realização da ABF Franchising, a rede tinha 33 unidades e hoje são 61 lojas em todo o Brasil. Esse crescimento acelerado está muito vinculado à adoção do modelo express para shopping center.

UM POUCO MAIS SOBRE O KONI

Aberto em dezembro de 2006 no principal endereço da boemia carioca, o Baixo Leblon, a primeira loja especializada em japa fast food logo virou febre. Hoje são 54 lojas abertas (em operação) em todo o país. Mais do que uma simples temakeria, o Koni nasceu para ser uma experiência. Todo conceito por trás da marca foi estudado cuidadosamente. Desde o primeiro dia de sua abertura a preocupação foi aliar qualidade do produto e de atendimento a detalhes como design, ambiente aconchegante da loja, música, apresentação dos konis e relação custo x benefício para o cliente. A partir do primeiro Koni, o brasileiro ganhou a opção de matar o desejo de comida japonesa de forma mais rápida, mais barata e em horários alternativos, já que algumas lojas ficam abertas no período da madrugada.

 

Stand 2013 - Comunicação (Grupo Trigo)

 RAIO X DAS 3 MARCAS*

SPOLETO*
Investimento em loja (30m2) = a partir de R$ 400 mil (sem taxa)
Investimento em loja (150m2) = a partir de R$ 550 mil (sem taxa)
Faturamento médio mensal = R$ 105 mil
Taxa de franquia = R$ 60 mil
Taxa de publicidade = 2% do faturamento bruto pra fundo nacional e 2% para fundo regional
Taxa de royalties = 6% do faturamento bruto mensal
Margem de lucro médio = 15%
Prazo médio de retorno do investimento = 30 a 36 meses
Número mínimo de funcionários por loja = 8 funcionários
Capital de Giro = R$ 20 mil
Prazo do Contrato = 5 anos
Telefones: RJ – (21) 3956.8600 / SP – (11) 3956.8600
Email: sejafranqueado@grupotrigo.com.br
Site: www.spoleto.com.br

 

DOMINO’S PIZZA*
Investimento médio em Domino’s Praça de Alimentação (30m2) = a partir de R$ 405 mil (sem taxa)
Investimento médio em loja rua (130m2) = a partir de R$ 570 mil (sem taxa)
Investimento médio em Domino’s com comissariado (230m2) = a partir de R$ 630 mil (sem taxa)
Faturamento médio mensal = R$ 125 mil
Taxa de franquia = a partir de R$ 60 mil
Taxa de publicidade = 2% do faturamento bruto pra fundo nacional e 2% para fundo regional
Taxa de royalties = 6% do faturamento bruto mensal
Margem de lucro médio = 15%
Prazo médio de retorno do investimento = 30 a 36 meses
Número mínimo de funcionários por loja = 9 funcionários + motoqueiros
Capital de Giro = R$ 20 mil
Prazo do Contrato = 5 anos
Telefones: RJ – (21) 3956.8600 / SP – (11) 3956.8600
Email: sejafranqueado@grupotrigo.com.br
Site: www.dominos.com.br

 

KONI*
Investimento médio em loja (30m2) = a partir de R$ 385 mil (sem taxa)
Investimento médio em loja (80m2) = a partir de R$ 500 mil (sem taxa)
Faturamento médio mensal = R$ 125 mil
Taxa de franquia = a partir de R$ 60 mil
Taxa de publicidade = 2% do faturamento bruto pra fundo nacional
Taxa de royalties = 6% do faturamento bruto mensal
Margem de lucro médio = 15%
Prazo médio de retorno do investimento = 30 a 36 meses
Número mínimo de funcionários por loja = 10 funcionários
Capital de Giro = R$ 20 mil
Prazo do Contrato = 5 anos
Telefones: RJ – (21) 3956.8600 / SP – (11) 3956.8600
Email: sejafranqueado@grupotrigo.com.br
Site: www.konistore.com.br

 

STORE IN STORE*
Investimento médio em loja (150m2) = a partir de R$ 910 mil (sem taxa)
Faturamento médio mensal = R$ 230 mil
Taxa de franquia = a partir de R$ 120 mil
Taxa de publicidade = 2% do faturamento bruto pra fundo nacional e 2% para fundo regional
Taxa de royalties = 6% do faturamento bruto mensal
Margem de lucro médio = 15%
Prazo médio de retorno do investimento = 30 a 36 meses
Número mínimo de funcionários por loja = 10 funcionários
Capital de Giro = R$ 20 mil
Prazo do Contrato = 5 anos
Telefones: RJ – (21) 3956.8600 / SP – (11) 3956.8600
Email: sejafranqueado@grupotrigo.com.br
Site: www.konistore.com.br

*A franqueadora declara que as informações contidas neste prospecto não devem, em nenhuma circunstância, ser consideradas como uma garantia de retorno do investimento aplicado para abertura da unidade Franqueada. Ao decidir por investir na marca Spoleto, o candidato a franqueado deve realizar sua própria análise dos riscos do investimento que irá realizar, afim de avaliar todos as circunstâncias decorrentes deste investimento. O valor do investimento inicial pode variar em função do tamanho, formato e estado do imóvel.

 

Assessoria de Imprensa GRUPO TRIGO

 

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