Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil. Cantado e festejado no mundo todo, o Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo. Mas sofre com a ação do tempo e o vandalismo de seu riquíssimo patrimônio público. Praças, parques, monumentos, espaços de valor inestimável que fazem parte da história e da cultura da antiga capital do país precisam de ajuda urgente.

Criado em 2019 por Ana Luiza Piza e Heitor Wegmann Jr., dois ex-funcionários da prefeitura do Rio, apaixonados e comprometidos, o INSTITUTO CARIOCA CIDADE CRIATIVA (ICCC) nasceu para ser o elo entre a sociedade civil, órgãos públicos e iniciativa privada, tornando viáveis projetos pelo Rio. “Nosso objetivo é formar uma rede colaborativa de apoio ao desenvolvimento urbano para tornar o Rio maravilhoso de verdade”, diz Ana Luiza Piza, cofundadora do ICCC.

Foi esse modelo – as parcerias público privadas, PPPs – que permitiu na década de 80 recuperar o mais famoso parque urbano do mundo, o Central Park, em Nova Iorque. E até hoje devolve aos novaiorquinos espaços abandonados, como o High Line, uma antiga linha elevada de trem que virou um jardim suspenso e é destino turístico desde 2009.

Cuidar, transformar, educar, devolver o espírito de cidadania da população. São muitos os benefícios que a transformação urbana proposta pelo ICCC já está fazendo pelos cariocas. E para as empresas parceiras é uma oportunidade de alinhar seus investimentos em projetos da agenda ESG – ambientalmente e socialmente responsáveis.

 “Nos EUA e em outros países desenvolvidos o apoio de empresas a projetos como os nossos é algo cultural. Aqui no Brasil ainda estamos engatinhando, mas já demos os primeiros passos”, avalia o cofundador do ICCC, Heitor Wegmann Jr.

Fundado em 1979, o Parque da Catacumba, uma área verde na Lagoa Rodrigo de Freitas com trinta e duas esculturas ao ar livre sofria com a ação do tempo e a degradação.

Em 2020 o ICCC foi um dos idealizadores do projeto Revitaliza Rio, que reformou o Parque. Além do importantíssimo restauro de obras de artistas como Sergio Camargo e Bruno Giorgi, o espaço público ganhou novo paisagismo, sinalização, mobiliário, área infantil, academia para a terceira idade, reforma de banheiros e da sede administrativa.

Outro projeto concluído que contou com o ICCC como um dos idealizadores foi o restauro do Portão do Parque Guinle, no bairro de Laranjeiras, um bem tombado que faz parte do conjunto arquitetônico onde se encontra o palácio Laranjeiras. A estrutura do Portão, feita de ferro fundido e com detalhes em bronze, tinha partes enferrujadas e corroídas e risco de desabar. Foi restaurada e devolvida à população em 2021.

Segundo Ana Luiza Piza, “Recuperando esses espaços estamos motivando as comunidades a cuidar melhor da cidade, a ter mais participação e responsabilidade sobre o bem público e a usufruir dele para uma vida mais saudável. Acreditamos na transformação social que a revitalização proporciona. Queremos resgatar o orgulho de ser carioca”, diz.

 

REVITALIZA PRAÇA GENERAL OSÓRIO VAI RECUPERAR A FAMOSA ÁREA DE IPANEMA

Uma das principais praças da zona sul da cidade, berço da banda de Ipanema e da feira hippie, a General Osório é o novo alvo de revitalização do ICCC.  O projeto, que em 2021 captou recursos junto à iniciativa privada através da lei federal de incentivo à cultura terá início em março. Com o patrocínio da Fecomércio/Sesc/Senac, BTG Pactual, Estácio e Zona Sul e apoios das secretarias municipais de Conservação e de Meio Ambiente, Fundação Parques e Jardins e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade a reforma vai começar pelo restauro do chafariz das Saracuras, obra do escultor Mestre Valentim, tombada pelo Iphan desde 1938, que está desativado. A fonte, inicialmente instalada no pátio central do Convento da Ajuda, na Cinelândia, foi transferida para a praça General Osório em 1911 depois da demolição do convento. É toda de granito, mármore de lioz e bronze.

O Revitaliza Praça General Osório inclui ainda a reforma do gradil, paisagismo,  mobiliário, restauro do parque infantil e do parcão, implantação de academia da terceira idade, nova sinalização e implantação de um circuito de câmeras.  A previsão de conclusão é para setembro desse ano. Durante as obras a praça não ficará fechada ao público. As reformas seguirão um cronograma de etapas e apenas a área trabalhada ficará isolada.

Situada em ponto de intenso fluxo comercial e residencial, a Praça General Osorio reúne famílias, artistas, intelectuais, moradores de Ipanema e da comunidade do Cantagalo. “É uma das praças mais democráticas da cidade e merece uma revitalização completa para atender toda essa gama de frequentadores”, avalia Heitor Wegmann.

Instituto Carioca Cidade Criativa 

www.cariocacidadecriativa.com

@carioca_cidadecriativa

Informações para a imprensa: Pólen Comunicação

 Flavia Torres: (21) 97680-6767

Lygia Bittencourt (21) 99156-5988